Programa High School e Bolsa High School – Carla Amaral explica tudo para você

Nesta entrevista, a diretora da Central do Estudante, uma especialista no assunto, dá detalhes sobre o conceito de bolsa e seus diferenciais

15 nov 2019 ·

Compartilhe

facebook

Carla Amaral, diretor da Central do Estudante (Foto: Claudia Tonaco)

 

O Programa High School é, para o jovem brasileiro, a 1ª grande experiência internacional. A vivência será transformadora e certamente tem tudo para ser um rito de passagem na vida do estudante. Pela sua importância, o Programa High School é um dos melhores investimentos que os pais podem fazer para o futuro de seus filhos.

Igualzinho a qualquer investimento que fazemos na vida, ter o aconselhamento e a consultoria de um expert faz toda a diferença, na hora de decidir qual o melhor programa para se matricular. Tal e qual um investimento financeiro, a acertada escolha do programa de intercâmbio não apenas faz valer cada centavo, como oferece um retorno surpreendente. O jovem, ao voltar para casa, terá conhecido a fundo uma outra cultura, conquistará a fluência em um 2º idioma e levará para sempre, em sua bagagem de vida, uma experiência riquíssima.

Sabemos que o Programa de Bolsa High School é um dos mais procurados. Para falar sobre o tema, o Blog da Central do Estudante conversou com Carla Amaral. A diretora da Central do Estudante é especialista no assunto e conhece, como poucos, as diferentes nuances de um Programa High School. E ninguém melhor do que um profundo conhecedor para abrir um caminho, consciente, para a escolha de um programa High School sob medida para realizar seu sonho de estudar no exterior.

Nesta entrevista, Carla Amaral dá detalhes do Programa de Bolsa High School e o compara com o programa tradicional. Confira as informações e boa matrícula pra você!

Carla, como funciona um programa de High School?

O High School é um programa de intercâmbio para jovens de 15 a 18 anos que querem fazer uma parte ou todo o Ensino Médio no exterior. O estudante tem a opção de morar com uma família local ou no próprio colégio.

Ele pode ficar um ano letivo, um semestre letivo, o período das férias de final de ano ou mesmo todo o ensino médio. Quando o estudante mora com uma família, ele é recebido como filho. Quando mora no próprio colégio (boarding school), ele fica no campus. Ali estão as salas de aulas, laboratórios, quadras de esporte e também o dormitório.

Muito se fala em bolsa de estudo para o High School. Qual é o conceito desta bolsa de estudo?

 O conceito é o de uma bolsa parcial. Nem a escola nem a família hospedeira são remuneradas. Eles recebem adolescentes internacionais porque têm interesse na experiência cultural que este estudante vai lhes trazer. Desta maneira o estudante não paga a escola nem a família que o receberá. O investimento do estudante será pagar o suporte do Programa de Intercâmbio no exterior. Isso inclui a escolha da família, matrícula na escola, contratação do seguro saúde, documentação para visto. Além disso inclui o apoio durante toda sua estada no exterior.

Basicamente o que diferencia os 2 programas (High School e High School com bolsa de estudo)?

 Os Programas High School e High School com bolsa de estudo são parecidos porque, em ambos os casos, os estudantes estudam num colégio de Ensino Médio, no exterior, e moram com uma família hospedeira, como se fossem filhos. A diferença é que, no Programa High School sem bolsa de estudo, os estudantes pagam a escola, dão uma ajuda de custo para a família, além de pagar o suporte do Programa de intercâmbio no exterior. Isso é porque o governo de países como o Canadá, Austrália e Nova Zelândia dão direito às suas escolas públicas de cobrarem dos alunos estrangeiros porque não contribuíram com impostos naqueles países.

High

(Fotos: Divulgação)

Cada um dos programas tem vantagens específicas?

O Programa de High School com bolsa de estudo tem a vantagem de o preço ser mais baixo. Além disso, a família hospedeira recebe o adolescente apenas pelo prazer de ter um filho internacional. É o tipo de Intercâmbio que tem mais tradição. Os estudantes são escolhidos pelas famílias, que podem morar em qualquer tamanho de cidade. Isso faz com que o intercambista possa mergulhar mais na cultura local. Portanto eles têm que ser mais flexíveis.

Já o Programa de High School sem bolsa de estudo tem a vantagem do intercambista poder escolher a cidade onde vai morar. São normalmente cidades maiores que as do Programa de bolsa. Muitas vezes, podem pedir uma atividade extracurricular. Além disso, o estudante tem mais flexibilidade na duração do Programa, podendo estudar no exterior desde o período das férias de final de ano até o Ensino Médio Inteiro. 

Com quanto tempo de antecedência o jovem que deseja se matricular num programa de High School deve se planejar? E como se dá este processo?

Quanto maior a antecedência para planejar, melhor. Recomendamos que a matrícula seja feita com 1 ano a 1 ano e meio de antecedência. Mas alguns programas aceitam a matrícula com alguns poucos meses de antecedência.

Que países praticam a política da bolsa de estudo para o High School?

Estados Unidos, Austrália, Alemanha, França, Bélgica, Itália, Holanda, África do Sul e Argentina.

Como funciona o Programa de Bolsas de Estudo da Central do Estudante?

Primeiramente fazemos uma entrevista com o estudante e com seus pais para ver se este é o programa adequado para ele. Basicamente ele tem que ser flexível porque ele é quem vai ser escolhido por uma família que pode morar em qualquer tamanho de cidade. Às vezes essa residência pode ser até em uma fazenda. Também testamos o nível de inglês e do idioma local. Depois de aprovado, ele vai preencher um dossiê sobre si próprio que inclui questionário, carta para a família, fotos, histórico escolar, carta de recomendação do colégio e formulário médico. Enquanto o Programa no exterior procura uma escola e família para ele, a Central do Estudante faz uma série de reuniões preparatórias para sua experiência no exterior. Depois é só embarcar rumo a uma experiência inesquecível e transformadora.

Como é o suporte dado pela Central do Estudante para os estudantes que fazem o programa de High School?

A Central do Estudante dá suporte do início ao fim do intercâmbio. Temos equipe própria especializada em High School e temos contato direto com nossos parceiros no exterior, o que facilita e agiliza a resolução de eventuais problemas. Nosso suporte começa nas primeiras entrevistas, quando ajudamos a escolher o país mais adequado ao estudante. Também ajudamos a preencher a documentação para o seu aceite e a conseguir o visto para estudar no exterior. Preparamos o aluno e seus pais para a experiência de intercâmbio através de várias reuniões interativas. São reuniões com a presença de psicólogo, ex-intercambistas e nossa equipe de High School. Já com o aluno no exterior, monitoramos sua adaptação e ajudamos a resolver eventuais problemas. Finalmente, quando o estudante retorna ao Brasil, fazemos com ele uma reunião de avaliação.

E qual é a sua sugestão para quem quer aplicar para uma bolsa de estudos no exterior e não sabe por onde começar?

Minha sugestão é marcar uma reunião de aconselhamento educacional na Central do Estudante. Vamos ajudá-lo a escolher o melhor programa e país para o seu Intercâmbio.