Diploma e Certificate – saiba quais as diferenças dos programas

Tempo investido, pré-requisitos e flexibilidade estão entre as principais

07 nov 2019 ·

Compartilhe

facebook
Diploma e Certificate

(Foto: Divulgação)

Diploma e Certificate são programas bem distintos. Se você está se preparando para fazer um curso no exterior é importante entender a diferença entre os 2 tipos de graduação.

A variedade e os tipos de cursos internacionais se multiplicam, conforme são criadas novas profissões e competências. Mas, enquanto a quantidade de cursos cresceu imensamente nos últimos anos, o formato se manteve o mais tradicional possível. Estou falando sobre Diploma e Certificate.

Tempo investido

O que diferencia um programa que oferece, ao final do curso, um certificate, daquele que dá um diploma é o tempo investido. Em outras palavras, a quantidade de horas/aula. Os programas mais longos, em geral terminam com um diploma. Costuma-se dizer que um diploma é um prêmio acadêmico. Os mais objetivos e curtos, dão ao aluno um certificate. Costuma-se dizer que um certificate é uma qualificação acadêmica.

É muito normal que os 2 tipos de reconhecimento acadêmico se combinem durante uma temporada de estudos no exterior. Imagine que você decida fazer uma universidade ou uma pós-graduação internacional. Para alcançar um nível acadêmico no idioma, você precisa se matricular em um curso intensivo. Este curso lhe dará um certificate, permitindo seu ingresso na faculdade. Ao final dos estudos universitários, você sairá com um diploma.

Certificates têm geralmente de 12 a 48 semanas de duração. E você terá tarefas objetivas para aprender tanto a teoria quanto a prática do curso escolhido por você.

Diploma e Certificate

(Foto: Divulgação)

Pré-requisitos

Programas com Diplomas e Certificates também se diferenciam quando o assunto é pré-requisito. Para um certificate são menos rígidos. Você pode se matricular tendo apenas o ensino médio e um conhecimento intermediário. Por serem programas curtos, o investimento financeiro será menor.

Os diplomas exigem como pré-requisitos conhecimentos mais abrangentes, amplos e profundos. Em um curso de arquitetura, por exemplo, sua grade de estudos incluirá aulas de cálculo, geometria descritiva, desenho técnico, perspectiva e design, entre outras matérias. Serão 5 anos de estudos finalizados com a conquista de um diploma.

Flexibilidade

Finalmente, um certificate se diferencia de um diploma quanto à flexibilidade de datas. A maioria dos Programas com Certificates tem várias datas de início, durante o ano inteiro. Cursos de idioma, por exemplo, começam praticamente todas as semanas do ano. E alguns deses programas são formatados especialmente para estudantes internacionais. Já os Programas com Diploma têm início semestral.

Para tirar suas dúvidas, procure um dos consultores em educação internacional da Central do Estudante.