Passagem aérea barata deixa curso no exterior ainda melhor

Lucre contratando um bom consultor de intercâmbio ou curso no exterior para tomar conta da sua viagem

17 ago 2019 ·

Compartilhe

facebook

Passagem aérea barata virou sinônimo de comprar seu bilhete aéreo online. Mas quando se trata de uma passagem aérea internacional, essa opção talvez não seja a melhor. Para viagens internacionais e rotas mais específicas, a melhor opção é comprar sua passagem através de um bom agente de viagens. Para quem vai fazer um intercâmbio ou um curso no exterior, ou seja, vai passar mais tempo fora, o caso é ainda  mais específico.

Então você precisa entender que:

Passagem aérea barata

(Desenho: Claudia Tonaco)

Comprar passagem online é muito fácil

Poucas compras online são tão fáceis e rápidas quanto entrar no site da sua companhia aérea de preferência e adquirir uma passagem. Eu, que viajo o tempo todo, faço isso constantemente, mas apenas para trechos nacionais. Tenho a minha companhia aérea de preferência, com o mais alto status, dentro do programa de fidelidade da empresa. Ainda assim, sempre – sempre! – ao comprar um trecho nacional, comparo os preços das 3 maiores companhias que voam pelos céus do Brasil = Gol + Latam + Azul.

Meu programa de fidelidade permite que eu tenha o assento conforto como cortesia e despache até 2 malas sem pagar nada mais por isso. Levo tudo isso em consideração na hora de comprar a passagem. Viajando ou não com minha principal companhia parceira, sei que fiz um bom negócio e sigo feliz para o aeroporto.

Quando voo é internacional você acha que encontrou a passagem aérea barata – só que não

A história muda quando o trecho é internacional. Encontrar a tão sonhada passagem aérea barata fica mais difícil. O número de companhias aéreas é muito maior. Sendo assim comparar o preço de cada uma das companhias é mais difícil. Isso inclui as opções de voos diretos, geralmente mais caros, com as opções de voos com conexões, geralmente mais baratos, o que é uma tarefa que exige tempo e atenção. E se o voo não é para uma grande cidade, necessariamente terei de fazer conexões dentro daquele país ou até mesmo parar em outros países até chegar ao meu destino final. Resultado: comprar uma passagem aérea internacional é como resolver uma equação matemática cheia de variáveis.

E por mais que eu resolva dedicar tempo para abrir 10 sites de diferentes companhias aéreas, ou aqueles sites que reúnem todas aquelas 10 e + outras 20 companhias e comparar o preço de cada uma, sei que acabarei deixando escapar uma das variáveis dessa equação.

Passagem aérea barata

Um bom agente de viagens é fundamental para encontrar a melhor tarifa

Por isso é importante termos o auxílio – sim, luxuoso! – de um bom consultor de viagens. Mas é preciso ser um profissional que entenda de tarifa aérea. A ótima notícia é que, uma boa agência especializada em intercâmbio e cursos no exterior tem sempre profissionais especializados em calcular tarifas. Esse é o grande segredo para você conseguir a passagem aérea mais barata.

Você já deve ter ouvido que no universo das companhias aéreas existem as classes de voos. Tem a Classe Y, que os profissionais chamam de Yanque; tem a Classe L, mais conhecida como Lima, e assim por diante. Cada uma dessas classes tem um preço diferente, para o mesmo tipo de assento de um mesmo voo.

No mapa de um avião, na classe econômica, por exemplo, há um número X de assentos com preços super promocionais + um número Y com preços baixos mais nem tanto + um outro tanto de assentos com as chamadas tarifas cheias, que são as mais altas. Um agente que entende do assunto reúne essas informações, de cada um dos voos que serão feitos, faz um cálculo e joga esse cálculo combinado com a política de cada companhia aérea que voa para aquele destino. Pronto! O resultado é a passagem aérea mais barata – de acordo com o que você solicitou ao seu agente.

Passagem aérea barata

É possível deixar sua passagem aérea ainda mais barata

Existem fatores externos que podem deixar o preço da passagem ainda mais barato. São fatores que também variam, mas que devem ser levados em conta.

Compre sua passagem com antecedência

Os especialistas dizem que o melhor momento para comprar um bilhete aéreo é a janela que se abre dos 6 aos 4 meses antes da viagem. Depois ela se fecha e os preços começam a subir. Ainda assim, depois desse período, é possível encontrar preços baixos através de promoções. Um bom consultor de viagem, intercâmbio ou curso no exterior está sempre atento às promoções. Algumas vezes é até avisado pela companhia que elas irão acontecer. Confie.

Tente trabalhar com datas flexíveis

Quem faz buscas de passagens na internet constantemente visualiza uma grande diferença no preço da passagem, muitas vezes de um dia para o outro. Converse com o seu consultor de intercâmbio/curso no exterior para saber se é possível e/ou economicamente viável você ter uma flexibilidade de datas para voar. Certamente se isso for possível aumentam suas chances de conseguir uma tarifa mais baixa. Em geral, viajar numa quarta-feira é mais barato do que numa sexta-feira ou durante o final de semana. Essa variável muda se essa quarta-feira cair num feriado, ou se houver um grande evento acontecendo na cidade para onde você está indo. Um bom consultor de intercâmbio saberá responder tudo isso para você. Ele pode ser a solução para comprar a passagem aérea barata.

Use suas milhagens e os pontos do seu cartão de crédito

Usar suas milhas para comprar a passagem é uma ótima maneira de economizar. Em geral, para conseguir uma boa negociação é preciso comprar seu voo com bastante antecedência. Talvez você consiga comprar somente o trecho da ida, ou o da volta, ou apenas um trecho da conexão internacional. Ainda assim você estará guardando um punhado de dólares para usar durante sua estadia naquela país, não é mesmo?

Outra maneira de baratear o preço da passagem aérea é resgatar os pontos que você acumulou no seu cartão de crédito e transformá-los em milhagem. Veja todas essas possibilidades com o seu consultor de intercâmbio.

Tarifa flutua na alta e na baixa temporada

Se você vai estudar no Hemisfério Norte é importante saber que os meses de junho, julho, agosto e setembro são considerados de alta temporada. Em meses chamados de Alta Temporada, é muito mais difícil encontrar uma passagem aérea barata. Esse é o período das longas férias de verão, quando todo mundo está… voando de avião.

Com a chegada do outono, literalmente o clima muda. As pessoas estão ao mesmo tempo vivendo a ressaca das férias de verão e voltando ao trabalho e às aulas. Consequentemente o preço costuma a cair no início do outono. E no caso dos Estados Unidos, sobe novamente na semana do Dia de Ação de Graças, o Thanksgiving. Já no inverno, durante o período do Natal e do Ano Novo, os preços sobem às alturas. Algumas vezes é possível conseguir uma passagem aérea barata, ou, digamos, menos cara, no dia 25 de dezembro. A explicação se baseia na lei da oferta e na procura. As pessoas não querem passar o Natal voando.

Contratar o serviço de um consultor de intercâmbio/curso no exterior,  um profissional que você realmente confie é o 1º passo para fazer uma boa viagem, com o melhor custo-benefício.