Chile

O Primeiro Mundo é aqui

O Primeiro Mundo é aqui

Limpo, organizado, moderno… quando descrevemos as qualidades do Chile repetimos adjetivos associados a países europeus.

Não que os chilenos já tenham eliminado todos os problemas encontrados facilmente nos vizinhos sul-americanos, mas a impressão ao caminhar por Santiago é de que estamos num lugar diferente.

A capital chilena impressiona por ter uma boa dose de ordem, mesmo sendo tão cosmopolita. O metrô é um dos mais modernos da América Latina. E, ainda que os furtos e golpes já sejam comuns, casos de assalto são raros.

O Chile é o país mais longo e estreito do mundo e se estende entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, além de possuir territórios na Polinésia (como a misteriosa Ilha de Páscoa) e na Antártica. A variedade de climas e paisagens é impressionante.

Dá para ver desde o deserto mais seco do mundo, o Atacama, a regiões geladas da Patagônia como a Carretera Austral ou o Parque Nacional de Torres del Paine.

O agrônomo Victor Oliveira Ramos morou durante três semanas na capital chilena. Ele fez um curso de espanhol, contratado pela Central do Estudante, e aproveitou para conhecer outros lugares impressionantes. Victor viajou para Pucon, com seu vulcão ativo, e Cajon del Maipo, que fica a uma hora e meia de Santiago e tem piscinas térmicas de águas naturais.

Na própria capital, Victor explorava a natureza.

“Eu gostava de fazer umas caminhadas pelas montanhas, aproveitava que o Chile é todo nos Andes. Lá tem muito lugar legal para quem quer fazer trekking, andar de bicicleta…”

De Santiago também é possível fazer passeios de um dia para regiões que mostram diferenças tão grandes, apesar da proximidade. O Valle Nevado atrai os amantes da neve, enquanto Viña del Mar e Valparaíso convencem quem gosta de estar perto da água salgada.

As vinícolas são um espetáculo à parte. Partindo da capital, existem opções de transporte público para pelo menos duas, a Cousiño Macul e a Concha y Toro.

Clima

Todos, exceto tropical e polar

Território

756.950 km²

Idioma

Espanhol

Fuso Horário

(UTC -3, -4, -5 e -6)

População

17.248 milhões

C.Telefônico

+ 56

Voltagem

220 V (ver tomada aqui)

Moeda

Peso chileno

Feriados

01/01 - Ano Novo
- Semana Santa (da sexta-feira ao domingo de Páscoa)
01/05 - Dia do Trabalhador
21/05 - Dia das Glórias Navais
02/07 - Dia de São Pedro e São Paulo
16/07 - Dia da Virgem del Carmen
15/08 - Assunção da Virgem
17/09 - Festas Pátrias
18/09 - Independência Nacional
19/09 - Dia das Glórias do Exército
15/10 - Encontro de Dois Mundos
01/11 - Dia de Todos os Santos
02/11 - Dia das Igrejas Evangélicas e Protestantes
08/12 - Imaculada Conceição
25/12 - Natal

Cultura

Povos andinos que viviam pelas montanhas, índios mapuches da região sul do país, colonizadores espanhóis e imigrantes de outras partes da Europa. Os chilenos nasceram dessa mistura.

Mais reservados que os demais sul-americanos e de perfil mais conservador, eles são muito educados, prestativos e valorizam muito a família e as influências religiosas.

Assim como no Brasil, o esporte mais popular é o futebol, embora o tênis e o golfe também façam sucesso por lá, com quadras e campos públicos.

Gastronomia

A empanada de pino é um dos pratos mais típicos do Chile e leva carne, ovo, azeitona, cebola e uva no recheio.

Os cuchuflis, que estão em todos os sinais de trânsito, parecem, até nesse detalhe, com os nossos bijus. Recheados com doce de leite ou cobertos com chocolate são ainda melhores.

O drink mais popular, o pisco sour, assim como o ceviche, vive no meio de uma briga pela paternidade entre Chile e Perú, mas nem por isso fica menos gostoso. Parece uma caipirinha leve e é feito à base de pisco, destilado de uva que também pode ser tomado puro.

Frutos do mar exóticos não faltam. Além do caranguejo gigante (centolla), há ainda outros, como loco, picoroco ou piubre, que muitos brasileiros nunca viram.

Outro hábito muito comum para os chilenos é colocar abacate em várias preparações salgadas, inclusive na comida japonesa.

Compras

Os melhores shoppings de Santiago são o Parque Arauco e o Alto Las Condes. O Costanera Center é o maior e fica num ponto turístico interessante – o Sky Costanera, a torre mais alta da América do Sul. O shopping costuma oferecer descontos para turistas em lojas e restaurantes. Para isso, basta procurar o balcão de atendimento.

Vale a pena deixar para comprar vinhos e outras bebidas alcóolicas nos supermercados. Alguns têm promoções mais interessantes até que as das vinícolas e opções com o mesmo valor do free shop.

Peças de lapilazúli, uma pedra semipreciosa típica, são muito desejadas pelos turistas, assim como produtos feitos de cobre. A Feira de Santa Lúcia, em frente ao cerro de mesmo nome, tem várias opções de souvenires.

Os azeites chilenos estão entre os melhores do mundo e o doce de leite é tão bom quando o argentino.

Dicas

Cuidado quando foi ligar aparelhos eletrônicos no Chile, a voltagem no país é de 220v.

Como Santiago é uma cidade muito seca e com poluição, use protetor labial, soro nasal e colírio para diminuir os efeitos.

Alguns hotéis concedem isenção de 19% do valor da diária para turistas que fazem pagamentos com euro, dólar ou cartão de crédito internacional. A porcentagem corresponde ao IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Pergunte a respeito antes de fazer a reserva.

Muitas atrações costumam estar fechadas na segunda-feira, consulte os sites antes de ir.