Cursos e exames de proficiência – dedicação que vale a pena

Confira os mais conhecidos e requisitados por universidades e empresas ao redor do mundo

10 out 2019 ·

Compartilhe

facebook

Exame Proficiência

Cursos e exames de proficiência: se você faz parte dos mais de 300.000 brasileiros que todos os anos saem do país para estudar no exterior, certamente já ouviu falar em proficiência linguística. Segundo a Belta – Brazilian Educational & Language Travel Association, em 2018, dos cerca de 365.000 brasileiros que embarcaram num curso internacional, mais de 50.000 foram fazer uma graduação. E mesmo para esses estudantes mais graduados, os cursos de idioma, muitas vezes, fazem parte do processo de estudo. Não por acaso os cursos de idioma são os mais procurados, respondendo por, aproximadamente, 80% da demanda pelos programas de educação internacional.

Porque fazer um exame de proficiência

Definir o tipo de curso a fazer no exterior é muito importante e, dependendo do curso escolhido, é preciso que você comprove ser capaz de falar e escrever fluentemente aquela língua. Essa comprovação é mostrada através de um certificado de proficiência linguística. Para ter este certificado o estudante se submete a provas orais e escritas, justamente para mostrar o seu amplo conhecimento daquele idioma.

Curso para exame é intensivo e exige dedicação

Cada país tem seu exame oficial de proficiência e cursos preparatórios específicos para cada um deles são amplamente oferecidos. Esses cursos de preparação para as provas de proficiência podem durar de 3 a 6 meses e são feitos no exterior. A carga horária é a mesma de um curso intensivo, com várias aulas por dia e muito dever de casa. Fazer um curso de proficiência exige dedicação, mas vale – muito – a pena. Basta dizer que se você estivesse fazendo o mesmo curso, no Brasil, levaria anos e não meses para chegar ao mesmo resultado.

Certificados variam conforme instituição e país

Os exames oficiais normalmente são elaborados por uma universidade do país onde a língua é falada. Por isso, muitas vezes levam o seu nome. Há os exames de Cambridge ou Michigan, por exemplo. Alguns têm a validade de 2 anos, por isso é preciso ter um projeto em mente para usar o seu certificado. Os testes costumam ser aplicados em datas específicas, somente através de instituições autorizadas e por instrutores credenciados.

Cursos + exames de proficiência = confira alguns dos mais conhecidos e requisitados

bandeira inglaterra EUA

Inglês

FCE – First Certificate in English – É elaborado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra.Testa os conhecimentos de quem completou o nível intermediário de inglês.

IELTS – International English Language Testing System – É o exame de proficiência mais popular da atualidade. Existem 2 exames diferentes: um para uso geral e outro para uso acadêmico. Cada instituição ou curso tem uma nota mínima exigida. No geral a nota mínima que certifica um conhecimento de nível intermediário no inglês é a nota 5.

Michigan – Examination for the Certificate of Proficiency in English – Este certificado é aceito pela grande maioria das universidades dos Estados Unidos.

TOEFL – Test of English as a Foreign Language – É um dos cursos de proficiência mais conhecidos dos brasileiros. Tem uma pontuação que muda de acordo com cada instituição.

bandeira Espanha

Espanhol

DELE – Diploma de Español como Lengua Estranjera – É dividido em 2 níveis, o médio e o superior. O médio atesta que o estudante pode prosseguir com seus estudos em universidades de língua espanhola. O superior é para quem deseja se tornar um professor.

bandeira França

Francês

DELF – Diplôme d’Études en Langue Française (DELF) e DALF – Diplôme Approfondi de Langue Française – Os 2 exames têm a chancela do Ministério da Educação Francês. Quem quer fazer um curso superior ou um estágio em algum país de língua francesa deve fazer o teste para obter o certificado.

bandeira Alemanha

Alemão

KDS – Kleines Deutsches Sprach diplom e ZOP Zentrale Oberstufenprüfung – O 1º é concedido pela Universidade de Munique. O 2º é regulado pelo Goethe Institute. Ambos são aceitos nas universidades de língua alemã.

Bandeira Itália

Italiano

CELI – Certificazione della Conoscenza della Lingua Italiana – Exame criado pela Universidade de Perugia, válido tanto para acadêmicos quanto profissionais.

Bandeira China

Chinês

HSK – Hanyu Shuiping Kaosh (HSK) – Exame de proficiência para a língua chinesa concedido pelo Gabinete Nacional de Ensino de Chinês como Língua Estrangeira, sediado em Pequim (Beijing).