China

Um país de grandes extensões e mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China se destacou devido ao rápido crescimento econômico dos últimos anos. Apesar disso, a nação asiática mantém viva a cultura milenar pela qual é reconhecida internacionalmente. Um país repleto de exotismo e mistérios a serem descobertos.

Uma das mais antigas civilizações do mundo, a China possui evidências de ter existido há mais de 5.000 anos. E, para a surpresa de muitos, os chineses inventaram os fogos de artifício e o macarrão! Com monumentos como a Grande Muralha e belezas naturais como a Cordilheira do Himalaia, você se surpreenderá com este país. Seja para fazer um Programa de Intercâmbio ou para turismo, a Central do Estudante prepara você para esta aventura!

A primeira dinastia chinesa foi estabelecida em 2.000 AC e durante 400 anos a China experimentou 28 dinastias com mais de 5000 imperadores. Em 1958 a China adotou o regime Comunista e até 1997, Hong Kong era uma colônia britânica.

Hoje a população chinesa é de cerca de 1,33 bilhões de habitantes e 30% da população afirma seguir uma religião. São três as religiões mais praticadas na China: o Budismo, o Cristianismo e o Taoísmo. Esta última é a única religião com origem chinesa.

Como forma de manter a ordem social, está presente nos hábitos chineses uma antiga filosofia de convívio. Eles expressam através de diversas atitudes e costumes, um respeito e uma consciência coletiva. Eles também apreciam muito a lealdade à família e a gentileza. Outro valor bastante presente é o respeito e a obediência a autoridade e há certa admiração aos governantes locais e nacionais.

Nos últimos anos, o contraste entre ricos e pobres vem crescendo. Ainda assim, a camada com menor poder aquisitivo mantém o respeito aos executivos honestos e bem sucedidos. A economia, após os anos 90, seguiu uma linha crescente até 2008, e os governos, conseqüentemente, vêem investindo muito em infra-estrutura. Portanto, metrôs e ônibus estão se tornando formas de transporte mais comuns. Fora estes meios, muitos chineses optam por andar a pé, de bicicleta, de moto, triciclo, vans e carros. Contudo, problemas como poluição, corrupção e crimes são muito decorrentes.

A educação é extremamente importante aos chineses, sendo obrigatória até os 9 anos de idade e quase 100% dos chineses completam os primeiros anos de escola.  A educação é levada tão a sério, que além das aulas nos cinco dias da semana, os estudantes têm o hábito de ficar de 2 a 4 horas em casa fazendo trabalhos escolares. Como resultado, a taxa de alfabetismo é de 90% para todas as pessoas acima dos 15 anos de idade. Mesmo com este aspecto rigoroso os chineses apreciam muito a vida social e se divertem muito entre amigos, cantando Karaokê, jogando futebol, ping-pong e outros tipos de esportes. A culinária é bastante variada de acordo com cada região e há muitos vegetais, peixes, frango, arroz, macarrão e grãos na alimentação diária.

Uma civilização tão antiga que foi capaz de manter sua cultura e tradições quase fixas durante o tempo, com certeza causa deslumbramento e supera expectativas. A Central do Estudante oferece um Programa ideal para você

Fale com nossos consultores na Central!
Tel: 31 3232.3232

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Visto  Concedido no Brasil. Consulte a Central
Moeda Renminbi
Fuso Horário GMT + 8:00
Idioma Chinês Mandarim
Clima De Montanha (oeste e sudoeste), Árido Frio (norte, noroeste e centro), De Monção (litoral sul)
Voltagem 220 V
Capital Pequim
População 1.338.612.968 habitantes
Comida típica Yakissoba (macarrão de sobá frito com legumes), Frango Xadrez (cubinhos de peito de frango com molho de soja e legumes)
CUSTO DE VIDA
Refeição simples USD 3,20
Combo Fast Food USD 4,80
Lata de Coca USD 0,50
Água 500 ml USD 0,40
Lata de Cerveja USD 0,80
1 litro de leite USD 1,90
Super Dica da Central
1 dúzia de ovos USD 1,90
Bandeirada inicial do táxi USD 1,75
Gasolina USD 1,25
Cinema USD 12,70
Tipo de tomada
 
 
Atualizado out/2012