22 jan 2016 Dicas

4 motivos para fazer um intercâmbio agora mesmo!

Aprender ou aprimorar um idioma diferente, fazer amigos de várias nacionalidades, dar um up no currículo, conhecer um lugar novo, amadurecer. Esses são só alguns benefícios de investir em um intercâmbio! Descubra por que você não deve perder mais tempo e começar já a planejar sua viagem para estudar fora do país:

Fica mais fácil se tornar fluente em outro idioma

Um dos grandes benefícios de investir em um intercâmbio é melhorar seu domínio de um idioma estrangeiro, como inglês ou espanhol. Por estar em outro país, imerso no seu dia a dia, respirando sua cultura e, claro, seu idioma, fica mais fácil se expressar e ganhar mais fluência na língua. Os estudantes que optam por ficar em casa de família podem reforçar ainda mais o aprendizado adquirido em sala de aula. Como convivem com moradores locais mesmo fora da escola têm a possibilidade de aproveitar a interação para expandir o vocabulário e ganhar mais segurança na hora de falar.

Novo país, novos amigos

Além de voltar para casa com o conhecimento de um novo idioma, um bom motivo para você fazer um intercâmbio agora é a ampliação do seu círculo de amizades. Intercambistas são unânimes em achar que  um dos maiores ganhos da experiência de estudar e morar fora do país por um tempo é a possibilidade de fazer novas amizades no período. Não é à toa: o intercâmbio permite uma intensa troca de ideias entre estudantes das mais diferentes nacionalidades e culturas e a criação de laços de amizade que, muitas vezes, perduram por anos. Essa rede de contatos tem um valor inestimável e pode fazer toda a diferença para a vida profissional no futuro.

Quer um diferencial no currículo? Faça intercâmbio já!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo é importante correr atrás de diferenciais para se destacar. E o intercâmbio é um deles. Uma experiência internacional no currículo chama a atenção de recrutadores e possíveis empregadores por alguns motivos: é a garantia que o candidato tem um bom nível em uma segunda língua, é maduro e, também, mostra que ele tem habilidades valiosas, como bom relacionamento interpessoal e uma visão de mundo mais ampla.

Autoconhecimento: benefício que não tem preço

Outro grande motivo para você fazer um intercâmbio agora é a oportunidade de ouro que você terá de se conhecer melhor. Ao passar um tempo longe do país e, consequentemente, da família e dos amigos, você amadurece e tem a possibilidade de perceber traços da sua personalidade que antes não conhecia (ou não ligava muito). É comum também que o intercambista consiga definir com mais clareza aquilo que gosta e o que não gosta e isso é ótimo! Uma maior independência e a chance de poder tomar decisões sozinho são outros benefícios que não têm preço.

E aí, está esperando o que para fazer seu intercâmbio? Os benefícios dessa experiência são incontáveis! Tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar? Escreva nos comentários abaixo. Aproveite para conferir nosso ebook Manual do intercâmbio: como ter uma viagem de sucesso.

blog by

Claudia Tonaco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *